domingo, 3 de junho de 2012

REDE DE ESCOLAS PELA PAZ: UMA INICIATIVA DA ESCOLA MARIA LIMA DE SOUZA





PAZ: um desejo, uma necessidade, uma atitude!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


Segundo a UNESCO, a cultura da paz constitui-se num conjunto de valores, atitudes, tradições, modos de comportamento e estilos de vida, e deve ser forjada no marco da transdisciplinaridade, dos direitos humanos, da promoção da justiça social e de uma educação escolar integral. Trata-se de uma cultura baseada no conjunto de valores e compromissos com:

O respeito a todos os direitos individuais e humanos;
  • A promoção e vivência de respeito à vida e à dignidade de cada pessoa sem discriminação ou preconceito de qualquer forma;
  • A rejeição a toda forma de violência;
  • O respeito à liberdade de expressão e à diversidade cultural por meio do diálogo, da compreensão e do exercício do pluralismo;
  • A prática do consumo responsável, respeitando-se e preservando todas as formas de vida e ecossistemas do planeta;
  • A tolerância e a solidariedade entre indivíduos e nações;
  • O empenho na prevenção de conflitos, procurando solucioná-los em suas fontes (que englobam novas ameaças não-militares para a paz e para a segurança, tais como exclusão, pobreza extrema e degradação ambiental). Somente neste sentido a cultura da paz poderá extrapolar os ambientes escolares e ser compreendida como um processo, uma prática cotidiana que exige o envolvimento de todos: cidadãos, famílias, comunidades, sociedades e países.

      Neste sentido, a Escola Estadual Maria Lima conclama todos educadores, alunos e seus familiares dos bairros Cobal, Várzea, Remanso e Telegráfo, para juntos marchamos pelas ruas dos nossos bairros clamando por paz em nossas ruas, em nossas escolas e em nossas casas. Juntos poderemos construir um ambiente de paz, a partir da  compreensão  que esta inicia com a nossa atitude.

A passeata ocorreu dia 01 de junho e foi grande sucesso. Centenas de alunos, educadores marcharam pela Paz. Veja as fotos:


Nenhum comentário:

Postar um comentário