NOSSA ESCOLA

HISTÓRICO DA ESCOLA - IDENTIFICAÇÃO

            A Escola Maria Lima de Souza, situada na cidade de Cruzeiro do Sul, Estado do Acre, à Rua Amazonas, 261, Bairro Cobal, é uma Escola Estadual mantida pela Secretaria de Estado de Educação, com sede em Rio Branco, Acre, criada de acordo com o decreto nº 8.721 para suprir a carência de escolas dos Bairros e atender ao grande número de crianças e adolescentes das proximidades, situada sob o lote de terra nº 15, situada no quarteirão nº 147-G, confinada pela frente com a Rua amazonas, pelo lado direito com os lotes 27, 34 e 35, pelo lado esquerdo com a Rua Rui Barbosa e pelos fundos com os lotes nº 6, 7 e 25, registrada na Comarca de Cruzeiro do sul sob o nº 4.710 de 12 de Julho de 2004 com concessão de Título Definitivo nº 621 construída em 1998 e inaugurada em 19 de dezembro do mesmo ano pelo então Governador do Estado Orleir Messias Cameli que lhe dera este nome homenageando sua professora de primário, a senhora Maria Lima de Souza, “D. Mariquinha”, pelos mais de 35 anos de dedicação ao serviço docente na Cidade de Cruzeiro do Sul.
            A professora Maria Lima de Souza nasceu no Município de Mâncio Lima, no dia 12 de Janeiro de 1.935.
            Fez todos os estudos no Instituto Orfanológico Santa Teresinha, onde concluiu em 1.954 o curso norma regional, equivalente na época ao 2º Grau magistério.
            Aperfeiçoou seus conhecimentos pedagógicos em 1.981, quando participou do curso de habilitações profissionais em 2º grau magistério.
            Iniciou sua vida profissional como professora em 1.955 no Instituto Santa Teresinha.
            Durante dez anos dedicou-se a educação de crianças e jovens de 1ª a 5ª série do ensino fundamental nesta referida escola.
            Amava a profissão e era grande a sua dedicação em prol da educação.
            Em 1.965, foi transferida para a Escola São José, onde lecionou durante 22 anos. Nesta Escola exerceu também o cargo de diretora nos períodos de 1.966 à 1.967 e 1.970 a 1.972.
            Durante 32 anos, a professora Maria Lima dedicou grande parte de sua vida à educação.
            Tinha como ideal não só transmitir conhecimentos, mas também preparar seus alunos para serem, no futuro, bons cristãos e honestos cidadãos.
            Hoje, se alegra muito em ver muitos de seus ex-alunos com curso superior e até doutorado, trabalhando em nosso Município, no Estado e no Brasil, como Engenheiros Civis, Agrônomos, Médicos, Pedagogos e outros se destacando na vida política.
            Maria Lima de Souza é professora Federal do Ex-Território do Acre e está aposentada desde o ano de 1.987.
            Pela dedicação e amor a educação de nosso Município, foi homenageada pelo Ex-governador do Estado do Acre, Orleir Messias Cameli como patronesse da Escola Maria Lima de Souza.
A Escola teve como sua primeira diretora a professora Maria Uvilene Correia da Costa, formada em Letras Vernáculo, com pós-graduação em Planejamento Educacional. A mesma  deixou a direção da Escola no final do ano de 2003 por desistir de concorrer a eleição para a direção da mesma e por opção própria e preferência pelo trabalho docente
No ano de 2004, a escola passou a ser administrada pela Professora Maria Francisca Nicácio Pinheiro, formada em Letras Vernáculo e com pós-graduação em Língua Portuguesa e Psico-Pedagogia, assumindo a direção da escola em critério interino por um período de 03 (três) meses e em caráter definitivo por um período de 03 (três) anos, após eleição realizada em março do mesmo ano. Foi eleita pela segunda vez no final de 2007 para um mandato de 4 anos.

            A Escola iniciou seu funcionamento a partir do ano de 1999 com todas as séries do Ensino Fundamental, sendo 08 (oito) turmas de 1ª a 4ª série e 13 (treze) turmas de 5ª a 8ª série, totalizando um número de 742 (Setecentos e Quarenta e Dois) alunos matriculados nos turnos da manhã, tarde e noite.

Um comentário:

  1. A escola foi nomeada em homenagem a primeira professora de Orleir Camélia. Bela homenagem.

    ResponderExcluir