PROJETOS






             GINCANA INTERDISCIPLINAR CULTURAL E RECREATIVA DE             CONHECIMENTOS GERAIS E RECREAÇÃO- 3º AO 9º ANO -EJA
1. PLANEJAMENTO DA GINCANA:
Escola: Estadual de Ensino Fundamental Maria Lima de Souza           
Local: Rua Amazonas, Nº 261, Bairro Cobal
Professores envolvidos: O corpo docente da referida instituição de ensino
Disciplinas: Português, Matemática, Ciências, História, Geografia, Inglês, Artes, Religião e Educação Física
Data: 13/10/2015
Horário: Turno matutino, vespertino e noturno
2. OBJETIVOS DA GINCANA:
v  Incentivar o aluno a testar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas escolares;
v  Proporcionar o pleno desenvolvimento no decorrer da competição, promovendo a interação, a dinâmica e integração dos alunos de maneira recreativa.
v  Comemorar o Dia das Crianças
3. CONTEÚDOS:
v  A grade e o programa curricular de cada disciplina
4. DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO:
4.1. ATIVIDADES INICIAIS: (12:00 horas.)
1. Acolhida- leitura do texto reflexivo “Folha em branco” (Eliane)
2. Oração- (Erlisson)
3. Apresentação da gincana (local, tema, equipes, regras em geral, jurados e as apresentações) (Ana Cleide);
4. Interação dialogada entre as equipes através da animação;
5. Apresentar o cronograma das atividades a serem desenvolvidas no decorrer da gincana (Erlisson)
4.2. ATIVIDADES DE DESENVOLVIMENTO:
PRIMEIRO MOMENTO 07:00 ÀS 09:00
1ª parte. Todas as atividades envolverão alunos das turmas A e B
1. Organizar as torcidas por séries: (roupas, pompons e gritos de guerra-
2. Competição nas áreas e disciplinas específicas e conhecimentos gerais. (Passa ou Repassa-
3. Show de calouros- a música pode ser escolhida livremente
4. Soletrando- coletânea de palavras
5. Tomar suco mais rápido
6. Encher o litro mais rápido com água-
7. Prova da hora-
8. Apresentação do grito de guerra
9. Procurar balas no trigo. Quem encontrar mais rápido
10. Brincadeira enfiar a linha na agulha
11. Desfile homem vestido de mulher e mulher vestida de homem. (Mister  e Miss Baranga- dois alunos por turmas- 01 aluno e 01 aluna-
12. Apresentação grito de guerra
13.Lanche
SEGUNDO MOMENTO- 09:00 às 11:00
1. Grito de guerra por turmas
2.Coleta de um sacolão por turmas, o maior e  o mais  variado- (Sortear para as famílias mais carentes da escola – (
3. Apresentação de uma dança (folclórica- observar: organização, desenvoltura, figurino, a expressão corporal e a coreografia-
4. Colocar a caneta na garrafa-
5. Corrida do carrinho de mão-
6. Dublagem de uma música (escolha tema livre observar o que mais se aproximar do real-
7.Comer bolacha
8.  Brincadeira da hora: Soprar balões e espocar primeiro-
9. Brincadeira do bambolê
10. Descobrir objetos utilizando os órgãos de sentidos
11.Brincadeira da hora: prova do limão, prova do dicionário, dança da laranja, caça-objeto, pegar um livro, balão no pé, briga de galo, corrida com ovo, encher o copo com feijão através do canudo, cabo de guerra, quem calça o sapato com maior rapidez.
12. Desfile- garota e garota Maria Lima de Souza (Beleza, elegância, passarela, traje, simpatia e desenvoltura
13. Coleta do lixo (após a gincana observar a maior quantidade de lixo aditado)
4.3. ATIVIDADES DE FECHAMENTO: (11:15 horas):
1. Encerramento das atividades;
2. Contagem dos pontos;
3. Anuncio da pontuação às equipes;
4. Consolidação comemorativa em contemplação a equipe vitoriosa com prêmios.

5. AVALIAÇÃO:

v  Participação ativa das equipes na interação e integração da competição.

6. RECURSOS:
v  Recurso Material (balões, pompons, etc.);
v  Recurso Humano (Professores e alunos);

7. BIBLIOGRAFIA:
v  Apostilas.


8.OBSERVAÇÕES:
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
               ____________________________________________________________________________

                                     


Cruzeiro do Sul-Acre, 13 de Outubro de 2015.



 Anexos:
 

TEXTO REFLEXIVO:
FOLHA EM BRANCO
Certo dia eu estava aplicando uma prova e os alunos, em silencio, tentavam responder as perguntas com uma certa ansiedade.
Faltavam uns 15 minutos para o encerramento e um aluno levantou o braço, dirigiu-se a mim e disse:
“Professor, pode me dar uma folha em branco?
Levei a folha até sua carteira e perguntei porque queria mais uma folha em branco. Ele respondeu?
“Eu tentei responder as questões, rabisquei tudo, fiz uma confusão danada e queria começar outra vez”.
Apesar do pouco tempo que faltava, confiei no rapaz, dei-lhe a folha em branco e fiquei torcendo por ele.
Aquela sua atitude causou-me simpatia. Hoje, lembrando aquele episódio simples, comecei a pensar quantas pessoas receberam uma folha  em branco, que foi a vida que DEUS lhe deu até agora, e só têm  feito rabiscos, tentativas frustradas e uma confusão danada...
Acho que agora seria bom momento para pedir a DEUS uma folha nova  em branco, uma nova oportunidade para ser feliz.
Assim como tirar uma boa nota depende exclusivamente da atenção e esforço do aluno, uma vida boa também depende da atenção que temos aos ensinamentos do Mestre.
Não importa qual seja sua idade, condição financeira, religião, etc. Levante o braço, peça uma folha em branco, passe sua vida a limpo. Não se  preocupe em tirar 10, ser o melhor.
Preocupe-se apenas em aplicar o aprendizado que recebeu nas aulas do Mestre. Ele se interessa por aquele que pede ajuda e repete toda a “matéria” dada, portanto, só depende de você.

 

DESENVOLVIMENTO DA GINCANA
APRESENTADORES: Ana Cleide Teodoro, Eliane Lopes da Silva, Erlisson de Souza Pinheiro e Manuela Feitosa

REGRAS DA GINCANA:
v  Todas as competições entre as equipes A, B e C  serão avaliadas de 01 a 10 pontos.
v  Haverá perca de pontos das equipes em casos de agressões, bagunças, conversas, falta de concentração, dependendo da situação poderá ocorrer até a desclassificação, dando a equipe adversária por vitoriosa;
v  Será declarada vitoriosa a equipe que obtiver o maior número de pontos e preencher os requisitos acima citado;
v  A premiação será oferecida pela Administração da escola, sendo entregue para um dos participantes da equipe vencedora, mediante sorteio.
v  Observando: Criatividade, originalidade e rapidez.
v  Será declarada vitoriosa a equipe que obtiver o maior número de pontos e preencher os requisitos acima citados.
v  A mesa apuradora será composta de 05 jurados a serem escolhidos pela equipe de organização (professor não poderá fazer parte da mesa apuradora).
v  Cada professor ficará responsável pelas escolhas dos alunos que irão participar e trazer o material das provas.
v  Cada professor entregará a equipe organizadora 03 questões com respostas referentes as disciplinas e conteúdos dados.
v  Os horários serão distribuídos de acordo com a participação e com a necessidade de cada professor.
v  Observação:
Traje- Esporte leve e tênis.
A organização da gincana escolherá ( representantes das turmas A, B e C- para organização das torcidas)
Os professores que não estiverem responsável para atividades ficarão organizando os alunos no dia.

v  Jurados:
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
v  Torcida organizada:
ü  Gritos de guerra;
ü  Uniformes;
ü  Materiais áudio-visuais: pompons, balões, etc.

PROVAS:
v  Competição na área dos conhecimentos específicos nas disciplinas (Passa ou repassa)- Todos
v  Concursos de danças folclóricas- Todos
v  Corridas de sacos - Francílio
v  Corrida de ovo- Marcleide
v  Corrida carrinho de mão- Ellen
v  Corrida dois em um- Gracione
v  Comer bolachas- Agaivide
v  Colocar a caneta na garrafa-- Augusta
v  Trazer um livro de Português, Matemática ou Inglês- Professores das disciplinas citadas
v  Desfile – Miss e Mister “Baranga” e de Beleza- Organizadores das equipes
v  Gritos de guerra;- Todos
v  Coleta de um sacolão por turmas, o maior e o mais variado- Bertila
v   Dublagem de uma música- Térdia
v  Soprar balões e espocar primeiro-Janice
v  Coleta do lixo -Edenize
v  Torcidas organizadas- Todos
v  Show de calouros- Ellen
v  Soletrando- Marcleide e Francílio
v  Tomar suco mais rápido - Gracione
v  Encher o litro mais rápido com água- Cristiano
v  Apresentação de pintura ou imagem, paisagem, o mais próximo do real - Térdia
v  Apresentação do grito de guerra (por turmas)-Todos
v  Procurar balas no trigo. Quem encontrar mais rápido- Márcia
v  Brincadeira enfiar a linha na agulha-Karol

PONTUAÇÃO:
v  Competição na área dos conhecimentos específicos nas disciplinas( Passa ou repassa)- 10 pontos
v  Concursos de danças folclóricas- 10 pontos
v  Corridas de sacos- 10 pontos
v  Corrida de ovo- 10 pontos
v  Corrida carrinho de mão- 10 pontos
v  Corrida dois em um - 10 pontos
v  Comer bolachas- 10 pontos
v  Colocar a caneta na garrafa- 10 pontos
v  Trazer um livro de Português, Matemática ou Inglês - 10 pontos
v  Desfile – Miss e Mister “Baranga” e de Beleza. - 10 pontos
v  Gritos de guerra - 10 pontos
v  Coleta de um sacolão por turmas, o maior e o mais  variado - 10 pontos
v   Dublagem de uma música - 10 pontos
v  Soprar balões e espocar primeiro - 10 pontos
v  Coleta do lixo - 10 pontos
v  Torcidas organizadas  - 10 pontos
v  Show de calouros - 10 pontos
v  Soletrando  - 10 pontos
v  Tomar suco mais rápido - 10 pontos
v  Encher o litro mais rápido com água - 10 pontos
v  Apresentação de pintura ou imagem, paisagem, o mais próximo do real - 10 pontos
v  Apresentação do grito de guerra (por turmas) - 10 pontos
v  Procurar balas no trigo. Quem encontrar mais rápido -10 pontos
v  Brincadeira enfiar a linha na agulha- 10 pontos
 
PROVAS E ATIVIDADES
VALOR DAS PROVAS 5-10
A
B
C
v  Competição na área dos conhecimentos específicos nas disciplinas (Passa ou repassa)
v  Competição na área dos conhecimentos específicos nas disciplinas (Passa ou repassa)- 10 pontos



v  Concursos de danças folclóricas
v  Concursos de danças folclóricas- 10 pontos



v  Corridas de sacos
v  Corridas de sacos- 10 pontos



v  Corrida de ovo
v  Corrida de ovo- 10 pontos



v  Corrida carrinho de mão
v  Corrida carrinho de mão- 10 pontos



v  Corrida dois em um
v  Corrida dois em um - 10 pontos



v  Comer bolachas
v  Comer bolachas- 10 pontos



v  Colocar a caneta na garrafa
v  Colocar a caneta na garrafa- 10 pontos



v  Trazer um livro de Português, Matemática ou Inglês;
v  Trazer um livro de Português, Matemática ou Inglês - 10 pontos



v  Desfile – Miss e Mister “Baranga” e de Beleza.
v  Desfile – Miss e Mister “Baranga” e de Beleza. - 10 pontos



v  Gritos de guerra;
v  Gritos de guerra - 10 pontos



v  Coleta de um sacolão por turmas, o maior e o mais variado
v  Coleta de um sacolão por turmas, o maior e o mais  variado - 10 pontos



v   Dublagem de uma música
v   Dublagem de uma música - 10 pontos



v  Soprar balões e espocar primeiro
v  Soprar balões e espocar primeiro - 10 pontos



v  Coleta do lixo
v  Coleta do lixo - 10 pontos



v  Torcidas organizadas
v  Torcidas organizadas  - 10 pontos



v  Show de calouros
v  Show de calouros - 10 pontos



v  Soletrando
v  Soletrando  - 10 pontos



v  Tomar suco mais rápido
v  Tomar suco mais rápido - 10 pontos



v  Encher o litro mais rápido com água
v  Encher o litro mais rápido com água - 10 pontos



v  Apresentação de pintura ou imagem, paisagem, o mais próximo do real
v  Apresentação de pintura ou imagem, paisagem, o mais próximo do real - 10 pontos



v  Apresentação do grito de guerra (por turmas)
v  Apresentação do grito de guerra (por turmas) - 10 pontos



v  Procurar balas no trigo. Quem encontrar mais rápido
v  Procurar balas no trigo. Quem encontrar mais rápido -10 pontos



v  Brincadeira enfiar a linha na agulha
v  Brincadeira enfiar a linha na agulha- 10 pontos



TOTAL DE PONTOS



 














GINCANA INTERDISCIPLINAR RECREATIVA E CULTURAL MARIA


 “APRENDENDO A EXPERIMENTAR”

I FEIRA DE CIÊNCIAS: APRENDENDO A EXPERIMENTAR
1. IDENTIFICAÇÃO
Escola Estadual de Ensino Fundamental Maria Lima de Souza
Endereço: Rua Amazonas
Cruzeiro do Sul-Acre
CEP: 69980-000
1.2. Público Alvo: Alunos envolvidos são os alunos do 6º ano B, C e D do turno da tarde.
1.3. Periodicidade:
Semanalmente e quando o conteúdo estudado exigir ou permitir experimentos, observações ou pesquisas.
1.4 Culminância:
17 de Setembro de 2015.

2. INTRODUÇÃO
“Quando a razão se junta à natureza e se confunde com ela, forma-se a prática”.
            R. Tagore
O pensamento em epígrafe, de Rabindranath Tagore, expressa uma das perspectivas fundamentais da realização das atividades do tipo das feiras de ciências, onde os alunos têm a oportunidade de desenvolver habilidades importantes decorrentes da conjunção entre essas duas dimensões básicas do conhecimento: a teoria (junto à razão) e a experimentação junto ao fenômeno real da natureza.
Despertar o gosto pelo Ensino das Ciências da Natureza e suas tecnologias por parte dos estudantes do Ensino Fundamental por vezes torna-se um grande desafio, considerando que nem sempre os conteúdos trabalhados apresentam relação com a vivência dos alunos. E diante dessa possibilidade de melhor compreender a contribuição que a experimentação possui para ressignificar o ensino e aprendizagem.

3. JUSTIFICATIVA
“Em Ciências Naturais são procedimentos fundamentais aqueles que permitem a investigação, a comunicação e o debate de fatos e idéias. A observação, a experimentação, a comparação, o estabelecimento de relações em fatos ou fenômenos e idéias, a leitura e escrita de textos informativos, a organização de informações por meio de desenhos, tabelas, gráficos, esquemas e textos, a proposição de suposições, o confronto entre suposições e entre elas e os dados obtidos por investigação, a proposição e a solução de problemas, são diferentes procedimentos que possibilitam a aprendizagem.”

4. OBJETIVOS
•     Desenvolver a observação direta ou indireta;
•     Identificar componentes comuns e diferentes em ambientes, animais e vegetais diversos;
•     Aplicar a descrição, a comparação e o registro de observações;
•     Buscar informações através de experimentos e observações realizadas em pequenos grupos;
•     Elaborar suposições;
•     Identificar transformações;
•     Propor soluções;
•     Compreender a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformação do mundo em que vive;

5. AÇÕES METODOLOGICAS
•    Apresentação dos experimentos realizados em sala de aula.
•    Explicações sobre os conceitos e ilustrações de rochas magmáticas, sedimentares e metamórficas por meio de um mural.
•    Painel com curiosidades sobre terremotos, maremotos, vulcões ativos, tsunamis e placas tectônicas.
•    Exposição de um mural com registros fotográficos das atividades realizadas pelos discentes.

6. AVALIAÇÃO
    Os alunos serão avaliados no decorrer do projeto de forma contínua e sistemática observando o interesse e a participação individual e coletiva. Será realizada, sem objetivo de promoção, mas visando a participação e o desenvolvimento da criatividade durante as atividades propostas. A avaliação ocorrerá durante toda a execução Da feira, devendo-se observar participação, cooperação e níveis de conhecimentos envolvidos.



Feira de ciências realizada pelos alunos dos 6ºs anos
 
 



PROJETO 
 #TAMOJUNTO
PREVENÇÃO NA ESCOLA

É um programa que visa conscientizar o adolescente a fazer escolhas saudáveis em relação ao álcool,tabaco,certos medicamentos,maconha e outras drogas.
O objetivo do programa é ajudar o adolescente a se preparar para tomar essas decisões.









PROJETO MOTIVAÇÃO E AUTO ESTIMA NA EJA
RESGATE AOS ALUNOS











 coordenadora de ensino Eliane com Conceição (cantora da terra)



 banda Swing da mata




8 comentários:

  1. Esse projeto foi maravilhoso. É necessário que estejamos sempre incentivando nossos alunos.

    ResponderExcluir
  2. As parcerias foram importantíssimas para a realização do projeto. Por isso a cada dia firmamos mais e mais parcerias.

    ResponderExcluir
  3. O programa #tamojunto# veio nos ajudar a defender nossos jovens de tantos vícios esclarecendo_os sobre os riscos que o tabaco, álcool e demais drogas causam.

    ResponderExcluir
  4. O programa #tamojunto# veio nos ajudar a defender nossos jovens de tantos vícios esclarecendo_os sobre os riscos que o tabaco, álcool e demais drogas causam.

    ResponderExcluir
  5. As parcerias foram importantíssimas para a realização do projeto. Por isso a cada dia firmamos mais e mais parcerias.

    ResponderExcluir
  6. Esse projeto foi maravilhoso. É necessário que estejamos sempre incentivando nossos alunos.

    ResponderExcluir
  7. Nossos agradecimentos aos parceiros que colaboram conosco na melhoria do ensino.

    ResponderExcluir
  8. Há muito empenho por parte de todos os envolvidos nos projetos, parabéns a todos os participantes desse processo ensino-aprendizagem que fazem sempre o melhor.

    ResponderExcluir