terça-feira, 28 de agosto de 2012

Atividades diferenciadas: Propostas para ensinar a estudar e a ler melhor


Estudar é aprender pela leitura e pela escrita. 


À medida que a escolaridade avança, maior habilidade para aprender diferentes conteúdos através da leitura é exigida dos alunos.
Os alunos são convocados a escrever o que compreenderam do texto, a localizar informações, a expressar com suas palavras o que entenderam, a selecionar os aspectos mais relevantes, a fazer resumos, enfim, os alunos são constantemente solicitados a comunicar o que aprenderam a partir da leitura do texto.
Faz-se necessário, no entanto, considerar que aprender a partir da leitura exige do aluno não somente a retenção de informações, mas, sobretudo, a reorganização das mesmas para que possa mobilizá-las diante de perguntas ou em outras situações que exigirão o uso dessas informações. 
É aí que reside a tarefa fundamental e intransferível da escola: ensinar aos alunos os procedimentos dos quais todo leitor competente pode se utilizar quando quer e precisa aprender com o texto. Além de ser esta uma aprendizagem a ser garantida para que os alunos possam avançar em sua escolaridade, é também uma necessidade do mundo atual se considerarmos que a grande quantidade de informações produzidas e veiculadas em diferentes meios de comunicação requer do leitor relativa autonomia para selecionar e interpretar de forma adequada os textos produzidos socialmente.  








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