Estudar
é aprender pela leitura e pela escrita.
À medida que a escolaridade avança, maior habilidade
para aprender diferentes conteúdos através da leitura é exigida dos alunos.
Os alunos
são convocados a escrever o que compreenderam do texto, a localizar
informações, a expressar com suas palavras o que entenderam, a selecionar os
aspectos mais relevantes, a fazer resumos, enfim, os alunos são constantemente
solicitados a comunicar o que aprenderam a partir da leitura do texto.
Faz-se
necessário, no entanto, considerar que aprender a partir da leitura exige do
aluno não somente a retenção de informações, mas, sobretudo, a reorganização
das mesmas para que possa mobilizá-las diante de perguntas ou em outras
situações que exigirão o uso dessas informações.
É aí que
reside a tarefa fundamental e intransferível da escola:
ensinar aos alunos os procedimentos dos quais todo leitor competente pode se
utilizar quando quer e precisa aprender com o texto. Além de ser esta uma
aprendizagem a ser garantida para que os alunos possam avançar em sua
escolaridade, é também uma necessidade do mundo atual se considerarmos que a
grande quantidade de informações produzidas e veiculadas em diferentes meios de
comunicação requer do leitor relativa autonomia para selecionar e interpretar de
forma adequada os textos produzidos socialmente.
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