GINCANA INTERDISCIPLINAR CULTURAL
E RECREATIVA DE CONHECIMENTOS GERAIS E RECREAÇÃO-
3º AO 9º ANO -EJA
1. PLANEJAMENTO DA
GINCANA:
Escola: Estadual de Ensino Fundamental Maria
Lima de Souza
Local: Rua
Amazonas, Nº 261, Bairro Cobal
Professores
envolvidos: O
corpo docente da referida instituição de ensino
Disciplinas: Português, Matemática, Ciências,
História, Geografia, Inglês, Artes, Religião e Educação Física
Data: 13/10/2015
Horário: Turno matutino, vespertino e
noturno
2.
OBJETIVOS DA GINCANA:
v
Incentivar
o aluno a testar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas escolares;
v
Proporcionar
o pleno desenvolvimento no decorrer da competição, promovendo a interação, a
dinâmica e integração dos alunos de maneira recreativa.
v
Comemorar
o Dia das Crianças
3.
CONTEÚDOS:
v
A
grade e o programa curricular de cada disciplina
4.
DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO:
4.1.
ATIVIDADES INICIAIS: (12:00 horas.)
1. Acolhida- leitura do texto
reflexivo “Folha em branco” (Eliane)
2. Oração- (Erlisson)
3.
Apresentação da gincana (local, tema, equipes, regras em geral, jurados e as
apresentações) (Ana Cleide);
4.
Interação dialogada entre as equipes através da animação;
5. Apresentar o cronograma das
atividades a serem desenvolvidas no decorrer da gincana (Erlisson)
4.2.
ATIVIDADES DE DESENVOLVIMENTO:
PRIMEIRO
MOMENTO 07:00 ÀS 09:00
1ª
parte. Todas as
atividades envolverão alunos das turmas A e B
1. Organizar as torcidas por
séries: (roupas, pompons e gritos de guerra-
2. Competição nas áreas e
disciplinas específicas e conhecimentos gerais. (Passa ou Repassa-
3. Show de calouros- a música
pode ser escolhida livremente
4. Soletrando- coletânea de
palavras
5. Tomar suco mais rápido
6. Encher o litro mais rápido com
água-
7. Prova da hora-
8. Apresentação do grito de
guerra
9. Procurar balas no trigo. Quem
encontrar mais rápido
10. Brincadeira enfiar a linha na
agulha
11. Desfile homem vestido de
mulher e mulher vestida de homem. (Mister
e Miss Baranga- dois alunos por turmas- 01 aluno e 01 aluna-
12. Apresentação grito de guerra
13.Lanche
SEGUNDO
MOMENTO- 09:00 às 11:00
1. Grito de guerra por turmas
2.Coleta de um sacolão por
turmas, o maior e o mais variado- (Sortear para as famílias mais
carentes da escola – (
3. Apresentação de uma dança
(folclórica- observar: organização, desenvoltura, figurino, a expressão
corporal e a coreografia-
4. Colocar a caneta na garrafa-
5. Corrida do carrinho de mão-
6. Dublagem de uma música
(escolha tema livre observar o que mais se aproximar do real-
7.Comer bolacha
8. Brincadeira da hora: Soprar balões e espocar
primeiro-
9. Brincadeira do bambolê
10. Descobrir objetos utilizando
os órgãos de sentidos
11.Brincadeira da hora: prova do
limão, prova do dicionário, dança da laranja, caça-objeto, pegar um livro,
balão no pé, briga de galo, corrida com ovo, encher o copo com feijão através
do canudo, cabo de guerra, quem calça o sapato com maior rapidez.
12. Desfile- garota e garota
Maria Lima de Souza (Beleza, elegância, passarela, traje, simpatia e
desenvoltura
13. Coleta do lixo (após a
gincana observar a maior quantidade de lixo aditado)
4.3. ATIVIDADES DE FECHAMENTO: (11:15
horas):
1. Encerramento das
atividades;
2. Contagem dos pontos;
3. Anuncio da pontuação
às equipes;
4.
Consolidação comemorativa em contemplação a equipe vitoriosa com prêmios.
5. AVALIAÇÃO:
v
Participação
ativa das equipes na interação e integração da competição.
6. RECURSOS:
v Recurso
Material (balões, pompons, etc.);
v Recurso
Humano (Professores e alunos);
7.
BIBLIOGRAFIA:
v Apostilas.
8.OBSERVAÇÕES:
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
Cruzeiro
do Sul-Acre, 13 de Outubro de 2015.
Anexos:
TEXTO
REFLEXIVO:
FOLHA
EM BRANCO
Certo
dia eu estava aplicando uma prova e os alunos, em silencio, tentavam responder
as perguntas com uma certa ansiedade.
Faltavam
uns 15 minutos para o encerramento e um aluno levantou o braço, dirigiu-se a
mim e disse:
“Professor,
pode me dar uma folha em branco?
Levei
a folha até sua carteira e perguntei porque queria mais uma folha em branco. Ele respondeu?
“Eu
tentei responder as questões, rabisquei tudo, fiz uma confusão danada e queria
começar outra vez”.
Apesar
do pouco tempo que faltava, confiei no rapaz, dei-lhe a folha em branco e
fiquei torcendo por ele.
Aquela
sua atitude causou-me simpatia. Hoje, lembrando aquele episódio simples,
comecei a pensar quantas pessoas receberam uma folha em branco, que foi a vida que DEUS lhe deu
até agora, e só têm feito rabiscos,
tentativas frustradas e uma confusão danada...
Acho
que agora seria bom momento para pedir a DEUS uma folha nova em branco, uma nova oportunidade para ser
feliz.
Assim
como tirar uma boa nota depende exclusivamente da atenção e esforço do aluno,
uma vida boa também depende da atenção que temos aos ensinamentos do Mestre.
Não
importa qual seja sua idade, condição financeira, religião, etc. Levante o
braço, peça uma folha em branco, passe sua vida a limpo. Não se preocupe em tirar 10, ser o melhor.
Preocupe-se
apenas em aplicar o aprendizado que recebeu nas aulas do Mestre. Ele se
interessa por aquele que pede ajuda e repete toda a “matéria” dada, portanto,
só depende de você.
DESENVOLVIMENTO
DA GINCANA
APRESENTADORES: Ana
Cleide Teodoro, Eliane Lopes da Silva, Erlisson de Souza Pinheiro e Manuela
Feitosa
REGRAS DA GINCANA:
v Todas as competições entre as
equipes A, B e C serão avaliadas de 01 a
10 pontos.
v Haverá
perca de pontos das equipes em casos de agressões, bagunças, conversas, falta
de concentração, dependendo da situação poderá ocorrer até a desclassificação,
dando a equipe adversária por vitoriosa;
v Será
declarada vitoriosa a equipe que obtiver o maior número de pontos e preencher
os requisitos acima citado;
v A
premiação será oferecida pela Administração da escola, sendo entregue para um
dos participantes da equipe vencedora, mediante sorteio.
v Observando: Criatividade,
originalidade e rapidez.
v Será declarada vitoriosa a equipe
que obtiver o maior número de pontos e preencher os requisitos acima citados.
v A mesa apuradora será composta de
05 jurados a serem escolhidos pela equipe de organização (professor não poderá
fazer parte da mesa apuradora).
v Cada professor ficará responsável
pelas escolhas dos alunos que irão participar e trazer o material das provas.
v Cada professor entregará a equipe
organizadora 03 questões com respostas referentes as disciplinas e conteúdos
dados.
v Os horários serão distribuídos de
acordo com a participação e com a necessidade de cada professor.
v Observação:
Traje-
Esporte leve e tênis.
A
organização da gincana escolherá ( representantes das turmas A, B e C- para
organização das torcidas)
Os
professores que não estiverem responsável para atividades ficarão organizando
os alunos no dia.
v Jurados:
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
v Torcida
organizada:
ü Gritos de
guerra;
ü Uniformes;
ü Materiais
áudio-visuais: pompons, balões, etc.
PROVAS:
v Competição na
área dos conhecimentos específicos nas disciplinas (Passa ou repassa)- Todos
v Concursos de
danças folclóricas- Todos
v Corridas de
sacos - Francílio
v Corrida de ovo- Marcleide
v Corrida carrinho
de mão- Ellen
v Corrida dois em
um- Gracione
v Comer bolachas-
Agaivide
v Colocar a caneta
na garrafa-- Augusta
v Trazer um livro
de Português, Matemática ou Inglês- Professores das disciplinas citadas
v Desfile – Miss e
Mister “Baranga” e de Beleza- Organizadores das equipes
v Gritos de
guerra;- Todos
v Coleta de um sacolão por turmas,
o maior e o mais variado- Bertila
v Dublagem de uma música- Térdia
v Soprar balões e espocar primeiro-Janice
v Coleta do lixo -Edenize
v Torcidas organizadas- Todos
v Show de calouros- Ellen
v Soletrando- Marcleide e Francílio
v Tomar suco mais rápido - Gracione
v Encher o litro mais rápido com
água- Cristiano
v Apresentação de pintura ou
imagem, paisagem, o mais próximo do real - Térdia
v Apresentação do grito de guerra
(por turmas)-Todos
v Procurar balas no trigo. Quem
encontrar mais rápido- Márcia
v Brincadeira enfiar a linha na
agulha-Karol
PONTUAÇÃO:
v Competição na
área dos conhecimentos específicos nas disciplinas( Passa ou repassa)- 10
pontos
v Concursos de
danças folclóricas- 10 pontos
v Corridas de
sacos- 10 pontos
v Corrida de ovo-
10 pontos
v Corrida carrinho
de mão- 10 pontos
v Corrida dois em
um - 10 pontos
v Comer bolachas-
10 pontos
v Colocar a caneta
na garrafa- 10 pontos
v Trazer um livro
de Português, Matemática ou Inglês - 10 pontos
v Desfile – Miss e
Mister “Baranga” e de Beleza. - 10 pontos
v Gritos de guerra
- 10 pontos
v Coleta de um sacolão por turmas,
o maior e o mais variado - 10 pontos
v Dublagem de uma música - 10 pontos
v Soprar balões e espocar primeiro
- 10
pontos
v Coleta do lixo - 10 pontos
v Torcidas organizadas - 10 pontos
v Show de calouros - 10 pontos
v Soletrando - 10 pontos
v Tomar suco mais rápido - 10 pontos
v Encher o litro mais rápido com
água - 10
pontos
v Apresentação de pintura ou
imagem, paisagem, o mais próximo do real - 10 pontos
v Apresentação do grito de guerra
(por turmas) - 10
pontos
v Procurar balas no trigo. Quem
encontrar mais rápido -10
pontos
v
Brincadeira
enfiar a linha na agulha- 10 pontos
PROVAS E ATIVIDADES
|
VALOR DAS PROVAS 5-10
|
A
|
B
|
C
|
v Competição na
área dos conhecimentos específicos nas disciplinas (Passa ou repassa)
|
v Competição na
área dos conhecimentos específicos nas disciplinas (Passa ou repassa)- 10
pontos
|
|
|
|
v Concursos de
danças folclóricas
|
v Concursos de
danças folclóricas- 10 pontos
|
|
|
|
v Corridas de
sacos
|
v Corridas de
sacos- 10 pontos
|
|
|
|
v Corrida de ovo
|
v Corrida de
ovo- 10 pontos
|
|
|
|
v Corrida
carrinho de mão
|
v Corrida
carrinho de mão- 10 pontos
|
|
|
|
v Corrida dois
em um
|
v Corrida dois
em um - 10 pontos
|
|
|
|
v Comer bolachas
|
v Comer
bolachas- 10 pontos
|
|
|
|
v Colocar a
caneta na garrafa
|
v Colocar a
caneta na garrafa- 10 pontos
|
|
|
|
v Trazer um
livro de Português, Matemática ou Inglês;
|
v Trazer um
livro de Português, Matemática ou Inglês - 10 pontos
|
|
|
|
v Desfile – Miss
e Mister “Baranga” e de Beleza.
|
v Desfile – Miss
e Mister “Baranga” e de Beleza. - 10 pontos
|
|
|
|
v Gritos de
guerra;
|
v Gritos de
guerra - 10 pontos
|
|
|
|
v Coleta de um sacolão por
turmas, o maior e o mais variado
|
v Coleta de um sacolão por
turmas, o maior e o mais variado - 10 pontos
|
|
|
|
v Dublagem de uma música
|
v Dublagem de uma música - 10 pontos
|
|
|
|
v Soprar balões e espocar
primeiro
|
v Soprar balões e espocar
primeiro - 10
pontos
|
|
|
|
v Coleta do lixo
|
v Coleta do lixo - 10 pontos
|
|
|
|
v Torcidas organizadas
|
v Torcidas organizadas - 10 pontos
|
|
|
|
v Show de calouros
|
v Show de calouros - 10 pontos
|
|
|
|
v Soletrando
|
v Soletrando - 10 pontos
|
|
|
|
v Tomar suco mais rápido
|
v Tomar suco mais rápido - 10 pontos
|
|
|
|
v Encher o litro mais rápido com
água
|
v Encher o litro mais rápido com
água - 10
pontos
|
|
|
|
v Apresentação de pintura ou
imagem, paisagem, o mais próximo do real
|
v Apresentação de pintura ou
imagem, paisagem, o mais próximo do real - 10 pontos
|
|
|
|
v Apresentação do grito de guerra
(por turmas)
|
v Apresentação do grito de guerra
(por turmas) - 10
pontos
|
|
|
|
v Procurar balas no trigo. Quem
encontrar mais rápido
|
v Procurar balas no trigo. Quem
encontrar mais rápido -10
pontos
|
|
|
|
v Brincadeira enfiar a linha na
agulha
|
v
Brincadeira
enfiar a linha na agulha- 10 pontos
|
|
|
|
TOTAL DE
PONTOS
|
|
|
|
GINCANA INTERDISCIPLINAR RECREATIVA E CULTURAL MARIA
“APRENDENDO A EXPERIMENTAR”
I FEIRA DE CIÊNCIAS: APRENDENDO A EXPERIMENTAR
1. IDENTIFICAÇÃO
Escola Estadual de Ensino Fundamental Maria Lima de Souza
Endereço: Rua Amazonas
Cruzeiro do Sul-Acre
CEP: 69980-000
1.2. Público Alvo: Alunos envolvidos são os alunos do 6º ano B, C e D do turno da tarde.
1.3. Periodicidade:
Semanalmente e quando o conteúdo estudado exigir ou permitir experimentos, observações ou pesquisas.
1.4 Culminância:
17 de Setembro de 2015.
2. INTRODUÇÃO
“Quando a razão se junta à natureza e se confunde com ela, forma-se a prática”.
R. Tagore
O pensamento em epígrafe, de Rabindranath Tagore, expressa uma das perspectivas fundamentais da realização das atividades do tipo das feiras de ciências, onde os alunos têm a oportunidade de desenvolver habilidades importantes decorrentes da conjunção entre essas duas dimensões básicas do conhecimento: a teoria (junto à razão) e a experimentação junto ao fenômeno real da natureza.
Despertar o gosto pelo Ensino das Ciências da Natureza e suas tecnologias por parte dos estudantes do Ensino Fundamental por vezes torna-se um grande desafio, considerando que nem sempre os conteúdos trabalhados apresentam relação com a vivência dos alunos. E diante dessa possibilidade de melhor compreender a contribuição que a experimentação possui para ressignificar o ensino e aprendizagem.
3. JUSTIFICATIVA
“Em Ciências Naturais são procedimentos fundamentais aqueles que permitem a investigação, a comunicação e o debate de fatos e idéias. A observação, a experimentação, a comparação, o estabelecimento de relações em fatos ou fenômenos e idéias, a leitura e escrita de textos informativos, a organização de informações por meio de desenhos, tabelas, gráficos, esquemas e textos, a proposição de suposições, o confronto entre suposições e entre elas e os dados obtidos por investigação, a proposição e a solução de problemas, são diferentes procedimentos que possibilitam a aprendizagem.”
4. OBJETIVOS
• Desenvolver a observação direta ou indireta;
• Identificar componentes comuns e diferentes em ambientes, animais e vegetais diversos;
• Aplicar a descrição, a comparação e o registro de observações;
• Buscar informações através de experimentos e observações realizadas em pequenos grupos;
• Elaborar suposições;
• Identificar transformações;
• Propor soluções;
• Compreender a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformação do mundo em que vive;
5. AÇÕES METODOLOGICAS
• Apresentação dos experimentos realizados em sala de aula.
• Explicações sobre os conceitos e ilustrações de rochas magmáticas, sedimentares e metamórficas por meio de um mural.
• Painel com curiosidades sobre terremotos, maremotos, vulcões ativos, tsunamis e placas tectônicas.
• Exposição de um mural com registros fotográficos das atividades realizadas pelos discentes.
6. AVALIAÇÃO
Os alunos serão avaliados no decorrer do projeto de forma contínua e sistemática observando o interesse e a participação individual e coletiva. Será realizada, sem objetivo de promoção, mas visando a participação e o desenvolvimento da criatividade durante as atividades propostas. A avaliação ocorrerá durante toda a execução Da feira, devendo-se observar participação, cooperação e níveis de conhecimentos envolvidos.
![](https://scontent-gru1-1.xx.fbcdn.net/hphotos-xft1/v/t1.0-9/12036575_972929586104363_6548948408365711630_n.jpg?oh=f44576e07382407bf005e221f4df33a6&oe=568FB1A8)
![]() |
Feira de ciências realizada pelos alunos dos 6ºs anos |
![](https://fbcdn-sphotos-g-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xla1/v/t1.0-9/12046919_972942556103066_5358426222323396113_n.jpg?oh=007855876a7fbf8a5e5102d340a6b627&oe=56A46926&__gda__=1452910219_c0e77d4948867e54105271d1ce7bf43e)
![](https://fbcdn-sphotos-f-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xap1/v/t1.0-9/12027517_972942732769715_5410542322961126045_n.jpg?oh=d4e81e9d2d022e9125b9bfa861fd0fbd&oe=568A39DE&__gda__=1453252354_e838c3c538e379d614c7a66c8ebe2661)
![](https://fbcdn-sphotos-e-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xat1/v/t1.0-9/12011381_972942782769710_441840721098835003_n.jpg?oh=7468cc91b64e026fd84580d29b7674b0&oe=56942FCF&__gda__=1451613243_728dbf47e7dfa9acfde60d844e55564f)
![](https://fbcdn-sphotos-c-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xft1/v/t1.0-9/12046931_972925849438070_5463734797665816338_n.jpg?oh=4958a1c408d6f7e984f0361153eb3ead&oe=569CD88B&__gda__=1456572929_1776c607befdfa61f2e6fe2a8144f4cf)
![](https://fbcdn-sphotos-a-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xpa1/v/t1.0-9/12039431_972927136104608_7656427108561754342_n.jpg?oh=93bcffae1bda3dcf778db283be4a52c7&oe=569E284A&__gda__=1453103090_1385b5c4fedb9701eeb3b49e693f6857)
PROJETO
#TAMOJUNTO
PREVENÇÃO NA ESCOLA
É um programa que visa conscientizar o adolescente a fazer escolhas saudáveis em relação ao álcool,tabaco,certos medicamentos,maconha e outras drogas.
O objetivo do programa é ajudar o adolescente a se preparar para tomar essas decisões.
PROJETO MOTIVAÇÃO E AUTO ESTIMA NA EJA
RESGATE AOS ALUNOS
coordenadora de ensino Eliane com Conceição (cantora da terra)
banda Swing da mata
Esse projeto foi maravilhoso. É necessário que estejamos sempre incentivando nossos alunos.
ResponderExcluirAs parcerias foram importantíssimas para a realização do projeto. Por isso a cada dia firmamos mais e mais parcerias.
ResponderExcluirO programa #tamojunto# veio nos ajudar a defender nossos jovens de tantos vícios esclarecendo_os sobre os riscos que o tabaco, álcool e demais drogas causam.
ResponderExcluirO programa #tamojunto# veio nos ajudar a defender nossos jovens de tantos vícios esclarecendo_os sobre os riscos que o tabaco, álcool e demais drogas causam.
ResponderExcluirAs parcerias foram importantíssimas para a realização do projeto. Por isso a cada dia firmamos mais e mais parcerias.
ResponderExcluirEsse projeto foi maravilhoso. É necessário que estejamos sempre incentivando nossos alunos.
ResponderExcluirNossos agradecimentos aos parceiros que colaboram conosco na melhoria do ensino.
ResponderExcluirHá muito empenho por parte de todos os envolvidos nos projetos, parabéns a todos os participantes desse processo ensino-aprendizagem que fazem sempre o melhor.
ResponderExcluir