terça-feira, 28 de agosto de 2012

Escola Maria Lima participa do Prêmio Nacional de Redação de Cartas

       O concurso cultural Prêmio Sérgio Klein e Prêmio Ilka Halfeld é promovido pela Editora Fundamento para homenagear duas grandes personalidades; ele, renomado escritor infantojuvenil; ela, dedicada educadora.
       A Editora Fundamento, já bastante envolvida com a promoção da leitura e preocupada com os detalhes que possam fazer a diferença no desenvolvimento do gosto pela leitura, visando à formação do leitor – como a captação de histórias instigantes e envolventes, a preparação de publicações com material de qualidade e a oferta de livros com preços acessíveis –, agora investe no incentivo à produção textual.
        E, por acreditar que, assim como a leitura, o desenvolvimento da prática da escrita também auxilia no processo de constituição do cidadão crítico, promove este concurso com o objetivo de estimular as habilidades envolvidas na produção textual. Dessa maneira, tem como objetivo possibilitar que os alunos do Ensino Fundamental do Brasil, regularmente matriculados nas instituições de ensino, públicas ou privadas, sintam-se instigados a aprimorar sua capacidade de escrita.
      O concurso, de participação gratuita, sem fins lucrativos e de abrangência nacional, irá premiar as cinco melhores redações de cada categoria (categoria I: Prêmio Ilka Halfeld; categoria II: Prêmio Sérgio Klein), de acordo com os critérios de avaliação.

Escola Maria Lima recebe óculos do Programa OLHAR BRASIL

    

      A ação do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Saúde (MS), executado em parceria com o Governo do Estado do Acre, está garantindo qualidade de vida e acesso à educação da população presente nas escolas, proporcionando melhor ensino e ajudando a diminuir a evasão escolar entre os alunos que apresentam dificuldade em enxergar.
   A escola Maria Lima de Souza teve vários alunos contemplados.

Escola apresenta Projeto FÁBULAS

      O trabalho mostra a importância de usar as fábulas no Ensino Fundamental. Esse gênero textual, por ser curto e breve e por apresentar uma linguagem acessível, mostra-se como uma importante ferramenta para o plano pedagógico em relação ao desenvolvimento da linguagem oral e escrita na sala de aula. Foi possível perceber o quanto o uso da fábula é útil para a formação da criança, desde a utilização da “moral”, presente na maioria desses textos, como na sua estrutura textual. O fato de ela ser um produto espontâneo do ser humano, instrui e diverte, provocando discussões, reflexões e risos no leitor. Ao trabalhar esse gênero textual é possível ler e analisar diferentes textos, realizando um trabalho intertextual com eles, a partir da paráfrase e da paródia. Diante desses conceitos, foi desenvolvido o projeto com os alunos do Ensino Fundamental para elaborarem suas próprias fábulas, a fim de que elas, no final do projeto estivessem reunidas em um livro escrito por eles.
 
 Parabéns as professoras que planejaram e executaram o trabalho. É ótimo pode contar com uma equipe tão competente e dedicada.







Escola realiza formação do Projeto Trilhas




O Projeto Trilhas, é composto por diferentes materiais, de uso do professor e dos alunos, que visam criar oportunidades para que crianças em processo de alfabetização tenham maior acesso à literatura infantil e, consequentemente à cultura escrita.

Em 2012 chegará a aproximadamente 2000 municípios, cerca de 72 mil escolas. A escola Maria Lima foi selecionada para participar do projeto.  O projeto ainda conta com o apoio de uma Rede de Ancoragem que pretende auxiliar implementação do projeto, incentivar o uso dos materiais em sala de aula e apoiar a formação de professores nas escolas públicas brasileiras

Atividades diferenciadas: Propostas para ensinar a estudar e a ler melhor


Estudar é aprender pela leitura e pela escrita. 


À medida que a escolaridade avança, maior habilidade para aprender diferentes conteúdos através da leitura é exigida dos alunos.
Os alunos são convocados a escrever o que compreenderam do texto, a localizar informações, a expressar com suas palavras o que entenderam, a selecionar os aspectos mais relevantes, a fazer resumos, enfim, os alunos são constantemente solicitados a comunicar o que aprenderam a partir da leitura do texto.
Faz-se necessário, no entanto, considerar que aprender a partir da leitura exige do aluno não somente a retenção de informações, mas, sobretudo, a reorganização das mesmas para que possa mobilizá-las diante de perguntas ou em outras situações que exigirão o uso dessas informações. 
É aí que reside a tarefa fundamental e intransferível da escola: ensinar aos alunos os procedimentos dos quais todo leitor competente pode se utilizar quando quer e precisa aprender com o texto. Além de ser esta uma aprendizagem a ser garantida para que os alunos possam avançar em sua escolaridade, é também uma necessidade do mundo atual se considerarmos que a grande quantidade de informações produzidas e veiculadas em diferentes meios de comunicação requer do leitor relativa autonomia para selecionar e interpretar de forma adequada os textos produzidos socialmente.  








quarta-feira, 22 de agosto de 2012

ESCOLA REALIZA SERVIÇO DE GRATUITO DE EMISSÃO CPF



 SERVIÇO   GRATUITO DE EMISSÃO DE CPF- CADASTRO DE PESSOA FÍSICA

 

 

      A Receita Federal do Brasil (RFB) implementou no dia 2 de agosto, o serviço gratuito de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) pela internet, que será disponibilizado no endereço www.receita.fazenda.gov.br. 

       O pedido de inscrição CPF pela internet consiste no preenchimento de formulário eletrônico especifico, com os seguintes dados do solicitante: nome, data de nascimento, título de eleitor, sexo, nome de mãe, naturalidade, endereço, telefone fixo e celular.

      Ao final da solicitação de inscrição efetivada com sucesso, será gerado, automaticame o número de inscrição no CPF e o “Comprovante de Inscrição no CPF”. O solicitante deverá anotar esse numero ou imprimir o comprovante. Este documento poderá ser impresso de imediato ou, posteriormente, quantas vezes forem necessárias, sem qualquer ônus para o solicitante.

        Apenas nos casos em que haja inconsistência nos dados informados pelo solicitante que impossibilite a efetivação de sua inscrição, ele será devidamente orientado a dirigir-se a unidade de atendimento das conveniadas (ECT, BB e CEF) para fins de proceder a solicitação de inscrição no CPF.

     A Inscrição CPF Internet não acaba com os canais tradicionais de atendimento CPF, realizados pela ECT, BB e CEF. Desse modo, a pessoa física que possuir título de eleitor poderá solicitar sua inscrição no CPF tanto pela internet quanto por intermédio dessas entidades conveniadas. (Fonte:  Receita  Federal)

       Pensando em atender a comunidade e abrir a escola para toda a demanda social existente na comunidade a escola Maria Lima de Souza, resolveu disponibilizar o serviço para todos os alunos e seus responsáveis. 

 

Os interessados devem procurar a escola de segunda a sexta feira, de 8:00 as 12:00hs. Munidos dos seguintes documentos:


*CERTIDÃO DE NASCIMENTO


*ENDEREÇO COMPLETO


*TÍTULO DE ELEITOR.






APROVEITE!

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Parabéns: Professores e alunos pelo desempenho nas Olimpíadas Brasileira de Matemática


A Escola Maria Lima de Souza parabeniza todos os professores e alunos pelo desempenho nas Olimpíadas Brasileira de Matemática. Toda a vitória alcançada até deve muito ao empenho de professores e alunos.

Nome do Aluno
Sala de Prova na 2a Fase
AMANDA RILARY RODRIGUES DA COSTA
Sala-02
ANTONIO CLEITON DE ALMEIDA MACAL
Sala-02
BEATRIZ SILVA DE SOUZA
Sala-02
DEUSIANE MACIEL FERREIRA
Sala-02
ERICA MARIA RAMOS DE SOUZA
Sala-02
FRANCISCO ANDERSON DE O GOMES
Sala-02
JANAIRA CAVASSA OLIVEIRA
Sala-02
JANAIRA SILVA DE SOUZA
Sala-02
NATANIEL GONZAGA AZEVEDO
Sala-02

Classificados - Nível 2 (9 alunos)

Nome do Aluno
Sala de Prova na 2a Fase
BRUNA OLIVEIRA DA SILVA
Sala-02
ELAINE SILVA FERNANDES
Sala-02
EMILY ALMEIDA LIMA
Sala-02
FRANCISCO ADRIANGELO GOMES LIMA
Sala-02
JESSICA MARIA RAMOS DE SOUZA
Sala-02
KEMILLI DE LIMA SOUZA
Sala-02
MARIA ALICE ALVES DA SILVA
Sala-02
RUTHE DOS ANJOS SILVA
Sala-04
VANESSA BARBOSA DA SILVA
Sala-04

Classificados - Nível 3 (4 alunos)
Nome do Aluno
Sala de Prova na 2a Fase
ANGELA MARIA RODRIGUES DO NASCIMENTO
Sala-04
ANTONIO AIRTON DE ARAUJO MENDES
Sala-04
EDNILSON DA SILVA DE AGUIAR
Sala-04
IZABEL SARAIVA FARIAS
Sala-04
Para a próxima fase, todos os alunos devem atentar para algumas informações da comissão organizadora.  Veja:
01. Na próxima semana, será enviado para sua escola, por Correios, o seguinte material:
a) Cartaz informativo da 2ª fase a ser afixado no mural da escola;
b) Relação dos alunos classificados;
c) O cartão informativo personalizado, a ser entregue a cada aluno classificado para a 2ª fase, com informações sobre o centro de aplicação de provas e o horário da prova.
02. Os professores dos alunos classificados de seus respectivos campi, que concorrerão aos prêmios indicados no regulamento, precisam acessar a página da OBMEP (www.obmep.org.br) e realizar um novo cadastro até o dia 14 de setembro de 2012, seguindo todas as orientações informativas e explicativas para assegurar a inscrição da escola na 2ª fase e confirmar a participação dos alunos classificados.
As provas da 2ª Fase da OBMEP ocorrerão no dia 15 de setembro de 2012 (sábado) às 14h30minh (Horário de Brasília). Os alunos deverão apresentar-se, no local de aplicação da prova portando Documento Original de Identidade (RG ou Certidão de Nascimento ou Carteira escolar) e o Cartão Informativo da OBMEP (enviado a todas as escolas via postal). É recomendável que o aluno se apresente no CENTRO DE APLICAÇÃO DE PROVA com, pelo menos 30 (trinta) minutos de antecedência.
O centro de aplicação da segunda fase para os alunos classificados na Escola Maria Lima de Souza será:
ESC COMANDANTE BRAZ DE AGUIAR
RUA RUI BARBOSA, 337 CENTRO
CRUZEIRO DO SUL -AC

segunda-feira, 6 de agosto de 2012